Escola, Kristen, eu e você

Acho que esse post é mais um desabafo que qualquer outra coisa. Eu até tentei pensar em outro assunto,um mais legal,sei lá,mas não consegui. E eis que vocês vão ter que me aturar aqui,haha. Prometo que não precisam ler. É que eu pensei ‘Poxa,o Jabitucando é uma coluna pra falar sobre qualquer coisa. Até desabafos’. Né? Sei lá.
A verdade é que eu precisava falar disso em algum lugar,sabe? Esses dias alguém,que eu acho que estou conseguindo converter em soldier,veio me pedir umas entrevistas da Kris pra ler e eu logo pensei em duas que eu simplesmente amo. São bem velhas,mas é em uma delas que ela fala a minha quote preferida.
Ok,o texto não é sobre a quote.
É a entrevista onde ela fala que a escola “é um terrível lugar muito superficial”e que “os jovens podem ser muito descerebrados”. E então completa que “crianças podem ser extremamente duras,elas não tinham nada a ver comigo e eu também não queria lidar com elas”. Eu traduzi essa entrevista para postar no nosso antigo blog e a cada resposta eu me identificava mais com a Kris. Percebi que ela era minha alma gêmea quando traduzi que “na escola você tem sempre que estar antenado e se dar bem com todos ou você é estranho”. Eu e ela achamos isso uma estupidez. E então ela fala que nunca quis fazer parte dessa aceitação,e eu percebi que não estava sozinha.
Mas eu e ela estamos sozinhas?
Eu acho que não,ainda que não tenha encontrado mais alguém assim. Quer dizer,a pessoa me diz “pois é,eu não gosto disso,dessa futilidade,minha idade mental está a anos luz da idade mental desses descerebrados”,mas aí a festa do ano aparece e essa pessoa é a primeira a se preocupar com a roupa. E é aí que eu acho que estou sozinha.
Eu não estou dizendo que é ruim fazer parte da aceitação,só que tem gente que não faz questão de fazer parte e não é menos feliz por isso. É claro que muitas vezes é taxado de estranho – ninguém entendia quando eu preferia ficar na sala ouvindo música ou lendo um livro ao invés de descer para o recreio –,mas é assim que a gente prefere.
Obviamente,não era assim que eu pensava no ensino médio. Naquela época eu me estressava com qualquer coisa (qualquer mesmo!) que qualquer um fizesse. Achava tudo uma grande criancice. Jogar lapiseira no ventilador é criancice e bater o apagador do quadro de giz na parede é criancice,mas isso me incomodava anormalmente muito há dois,três anos. Não que não me incomode hoje,mas depois de um tempinho a gente aprende que tudo é fase. E tudo passa. Amém.
(Dica:se o menino continua sendo assim depois dos 18,desista.)
A verdade é que existem as pessoas que realmente nasceram para serem as populares da escola,há as que nasceram pra estudar,as que não estudam e tiram as maiores notas e as que não se encaixam em nenhuma dessas classificações. Que,à propósito,sempre foi a classificação mais divertida.
A Kristen,assim como eu e,eu espero,muitas outras pessoas por aí,sabe o que é ter que passar sua vida inteira em um lugar onde você não se encaixa,com pessoas que você,na maioria das vezes,não suporta. A gente experimentou um lado de toda essa história,e nunca vamos conhecer o outro. Mas,como ela mesma diz,“É normal e absolutamente comum quando você pensa ‘todos são estranhos’”. Isso não quer dizer que você seja um deles,claro.

0 Response to "Escola, Kristen, eu e você"

Postar um comentário

Deixem sua marquinha aqui, Darks!

powered by Blogger | WordPress by Newwpthemes | Converted by BloggerTheme